Mesmo com temperatura baixa, o fim de semana de sol e tempo firme atraiu milhares de pessoas à orla do Guaíba e a parques de Porto Alegre. Neste domingo, o parque Moacyr Scliar voltou a ser procurado por famílias e grupos de amigos, que se instalaram no gramado e no entorno. Outros optaram pela prática de atividades físicas à beira do Guaíba. Mesmo com a piora dos indicadores da Covid, muita gente descumpriu as recomendações, passeando sem máscara de proteção.
A reportagem do Correio do Povo também registrou aglomerações, desaconselhadas pelas autoridades de Saúde. Os bares da orla operaram cheios, com os usuários ocupando as mesas colocadas em frente ao Guaíba. O movimento intenso do público se refletia nos estacionamentos, que lotaram. A grande quantidade de veículos acessando a região provocou lentidão no trânsito, principalmente na avenida Mauá, que teve congestionamento desde a Estação Rodoviária.
No Bom Fim, muita gente optou por realizar atividades físicas e passear na Redenção. Os bancos do espelho d’água do parque foram tomados pelo público. Quem não conseguiu um lugar para sentar, estendeu toalhas no gramado.
Durante o dia, a Guarda Municipal reforçou a presença de efetivo. “O movimentou na Orla do Guaíba aumentou no final do dia, por isso aumentamos o efetivo”, afirmou o comandante da corporação, Marcelo Nascimento. De acordo com ele, a Guarda também recebeu denúncias de jogos de futebol de várzea com presença de público.
*Com informações do repórter Felipe Samuel/Correio do Povo