Avião com 3 mil litros de IFA chega a São Paulo para produção da Coronavac

Remessa permite produzir 5 milhões de doses da vacina contra a Covid-19

Foto: Governo SP / Divulgação

Um lote de 3 mil litros de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) chegou a São Paulo nesta terça-feira, permitindo que o Instituto Butantan retome a fabricação da vacina Coronavac, a mais usada no país contra a Covid-19 até o momento. A remessa, que tinha chegada prevista inicialmente para esta quarta, desembarcou no aeroporto de Guarulhos, vinda da China.

A produção de CoronaVac havia sido interrompida em 13 de maio por falta de IFA. Após a retomada, a expectativa é entregar mais 5 milhões de doses da vacina ao Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

A estimativa de entrega, porém, ficou abaixo do esperado. A previsão inicial era de receber 4 mil litros de insumos para gerar 7 milhões de doses. A China anunciou a redução no dia 18.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também retomou nesta terça-feira a produção da vacina Oxford/AstraZeneca, após receber novo lote de IFA vindo da China, no ultimo sábado. A fundação ficou quatro dias com a produção interrompida. A remessa é suficiente para produção de 12 milhões de doses.