Furtos de cabos telefônicos causam prejuízos acima de R$ 1 milhão no Litoral Norte

Estimativa da Polícia Civil abrange os casos ocorridos nos últimos dois meses na região

Mais de uma tonelada de fios foram apreendidos na freeway, em Gravataí. Foto: PC/Divulgação

A Polícia Civil estima um prejuízo superior a R$ 1 milhão e mais de 30 mil pessoas prejudicadas no Litoral Norte devido ao furto de cabos de telefonia nos últimos dois meses. Diante disto, a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e os Serviços Delegados (DRCP) do Departamento Estadual de Investigações Criminais pretende intensificar o combate aos autores dos furtos realizados na região.

O mais recente flagrante ocorreu na tarde desta sexta-feira, quando um criminoso foi preso no km 65 da freeway, em Gravataí. Os agentes da DRCP abordaram um caminhão carregado com mais de uma tonelada de fios de cobre, que deslocava-se para a Região Metropolitana de Porto Alegre. O indivíduo vai responder por receptação qualificada.

O caminhão e o material foram apreendidos. Os técnicos das empresas concessionárias de serviço público reconheceram o material como de uso exclusivo das empresas de telefonia. “A DRCP irá intensificar o combate aos receptadores destes materiais, visto que os mesmos acarretam imenso prejuízo às empresas vítimas, bem como para toda a sociedade que fica desamparada do serviço, principalmente, neste período de pandemia”, assegurou o delegado Luciano Peringer.

O flagrante ocorreu no âmbito da operação Metal da DRCP, que visa combater à receptação de fios, cabos de cobre e baterias estacionárias, especialmente utilizados por empresas de telefonia. Denúncias, mesmo sob anonimato, podem ser encaminhadas para o telefone 0800-510-2828.