Duplicação do trecho da BR-386 entre Lajeado e Carazinho deve começar na próxima semana

Primeiro trecho das obras, com 20 quilômetros, deve ser entregue em 2022

Empresa já investiu cerca de R$ 500 mil desde que chegou ao Rio Grande do Sul. Foto: CCR ViaSul/Divulgação

A CCR ViaSul anunciou, nesta terça-feira (12), o início das obras de duplicação da BR-386, entre as cidades de Lajeado, localizada na região Central do Rio Grande do Sul, e Carazinho, na região Norte. Segundo a empresa, responsável pela administração do trecho, os trabalhos devem ter início na próxima semana.

Os equipamentos que serão usados na execução do projeto já estão posicionados – e serão ligados assim que a última licença, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), estiver disponível. Ao todo, 166 quilômetros da rodovia serão duplicados nos próximos nove anos.

“Esta é uma obra única no Estado, em uma região é importantíssima para o agronegócio gaúcho. Vamos dar uma capacidade diferenciada de escoamento para os produtores, fortalecendo a capacidade logística e possibilitando a redução de custos”, comemora o diretor-presidente da CCR ViaSul, Fausto Camilotti.

A concessionária pretendia começar as obras em fevereiro, mas acabou vendo o processo ser atrasado em três meses em razão das licenças ambientais. O projeto será executado em seis etapas, sendo que a primeira delas envolve o trecho entre Lajeado e Marques de Souza. São 20,3 quilômetros de estrada, com entrega prevista para o ano que vem.

Na sequência, as equipes vão dar início à duplicação do trecho de 25,6 quilômetros que liga as cidades de Fontoura Xavier e Soledade. Esta etapa deve se estender até o ano de 2024. A terceira parte da obra, entre Soledade e Tio Hugo, tem 30,5 quilômetros de extensão e deve ficar pronta em 2025.

Depois, será a vez do trecho de 54,9 quilômetros entre Marques de Souza e Fontoura Xavier, que só será entregue em 2028. Por fim, a última parte da duplicação é a que liga os municípios de Tio Hugo e Carazinho. Neste trecho, que tem previsão de conclusão em 2030, serão melhoradas as condições de 34,6 quilômetros de estrada.

Concessionária já investiu meio milhão no RS

Durante apresentação no evento Tá na Mesa, da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Fausto Camilotti ressaltou que a CCR ViaSul já investiu cerca de R$ 500 milhões desde que chegou ao Estado. A maior parte do montante foi usada para a qualificação dos acessos ao Litoral Norte, por meio das BRs 101 e 290.

“Mais de mil câmeras vão ser instaladas até fevereiro do ano que vem. Este recurso possibilita a localização de qualquer motorista que tiver algum problema, para que a nossa sala de monitoramento aja de forma proativa, sem a necessidade do usuário nos procurar”, ressalta o diretor-presidente da empresa.