RS é o segundo do país em casos de Covid entre profissionais de enfermagem

Apenas o estado da Bahia está à frente com 4.227 profissionais contaminados desde o início da pandemia

Foto: Ricardo Giusti/Correio do Povo

Com 3.567 casos confirmados de Covid-19 entre profissionais de enfermagem, o Rio Grande do Sul é o segundo estado com maior número de diagnósticos positivos para a doença. Apenas o estado da Bahia está à frente, com 4.227 profissionais contaminados desde o início da pandemia, conforme dados do portal Observatório da Enfermagem.

A disseminação do vírus entre quem atua na linha de frente do combate à doença apresentou queda em relação à média do ano passado. Até o fim de abril deste ano, foram contabilizados 842 casos positivos, média de 210 casos por mês. No ano passado, foram 2.725 casos confirmados para a doença, uma média de 227 casos por mês. Em todo país, conforme o Observatório da Enfermagem, 28.696 profissionais tiveram diagnóstico positivo para Covid-19, dos quais 12,43% ocorreram no Rio Grande do Sul.

Mesmo com o início da vacinação, nos primeiros quatro meses do ano foram registradas 10 mortes de profissionais de enfermagem por conta da Covid-19 no Rio Grande do Sul, o equivalente a dois terços do total assinalado durante todo ano passado, quando 15 pessoas perderam a vida em função da doença.

De acordo com o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), a marca de 25 mortes coloca o RS como o 13º estado com maior número de vidas perdidas entre a categoria. No país, o portal contabiliza 775 óbitos com diagnóstico confirmado ou suspeito da doença.

Médicos
Conforme levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) publicado no portal da entidade, 810 médicos perderam a vida em decorrência da Covid-19. Com informações coletadas junto a Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) e outros órgãos, o balanço do CFM – cuja última atualização ocorreu em 22 de abril – aponta que 15 médicos morreram em função de complicações do coronavírus no RS. O banco de dados é atualizado quinzenalmente.

*Com informações do repórter Felipe Samuel/Correio do Povo