Brasil recebe lote com quatro milhões de doses de vacinas neste fim de semana

Queiroga explicou que a remessa é proveniente do consórcio Covax Facility

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou a chegada ao Brasil, neste fim de semana, de uma remessa de quatro milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, fruto do consórcio internacional Covax Facility. Em 17 de abril, o governo já havia anunciado a chegada das vacinas a partir de maio.

“Teremos neste fim de semana a chegada de quatro milhões de vacinas AstraZeneca oriundas do Covax, sendo 200 mil doses neste sábado. No domingo, em dois voos, serão dois lotes: o primeiro com 1,7 milhão de doses e o segundo com 2,1 milhões de doses”, informou em pronunciamento à imprensa.

Durante coletiva de imprensa conduzida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Queiroga pediu aos países com doses excedentes da vacina que compartilhem os imunizantes com o Brasil. O ministro também negou atrasos nas imunizações e afirmou ser possível terminar 2021 com toda a população brasileira vacinada.

17 milhões em seis dias

Queiroga destacou ainda que, com a entrega do Covax Facility neste final de semana, o país terá recorde de recebimento de vacinas, somando 17 milhões nos últimos seis dias. Entram nesta conta um milhão de doses da Pfizer recebidas ontem e doses produzidas nos últimos dias pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Instituto Butantan.

O primeiro lote de vacinas da Pfizer deve ser distribuído na segunda-feira para as capitais, segundo o secretário executivo da pasta, Rodrigo Cruz. “Para não se sobrecarregarem com os estoques, os estados e municípios em conjunto com o governo federal pactuaram que vacinas Pfizer serão encaminhadas na segunda-feira para as 27 capitais”, afirmou.