O Rio Grande do Sul reduziu o número de pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTIs) relacionados ao coronavírus. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), são 1.888 pessoas que recebem tratamento intensivo nesta tarde, o que representa uma queda de 7,99% em relação à quinta-feira da semana passada. Na ocasião, eram 2.052 pacientes internados em estado grave em um leito de alta complexidade.
Nesse mesmo período, o Estado também apresentou um leve recuo, de 2,37%, na ocupação geral das UTIs, que contabiliza pacientes relacionados ao coronavírus e os que recebem tratamento para outros problemas de saúde. No dia 22, havia 2.902 pessoas internadas em estado grave. Já nesta tarde são 2.833, o que corresponde a uma ocupação de 84,2%.
A rede privada segue com picos de sobrecarga, mas hoje opera com 96,1% de lotação. Já os leitos da rede pública atendem com índice de 79,6%, o que corresponde ao terceiro dia seguido em queda.
Na Capital mas apresenta recuo de casos relacionados a Covid
Em Porto Alegre, são 920 pacientes em leitos de alta complexidade nesta quinta, conforme o painel do governo estadual. O número é inferior ao ontem, quando havia 930, mas 3% superior a semana passada quando eram 893 pessoas nesta condição.
Além disso, do total de internados em UTIs nesta tarde, há 527 relacionados ao coronavírus, o que corresponde a uma queda de pouco mais de 10% na comparação com a quinta-feira da semana passada.
O painel também aponta que cinco hospitais do município seguem sobrecarregados, com mais pacientes do que leitos de terapia intensiva.