A terça-feira será utilizada para um replanejamento das ações e da organização da vacinação contra a Covid-19 no município de São Leopoldo. A ação ocorre devido a suspensão da vacinação prevista para hoje, em virtude do baixo estoque de imunizantes da Secretaria Municipal de Saúde. A destinação das doses remanescentes também será definida, juntamente com a vacinação da Influenza, para acamados e residentes em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) que segue ocorrendo.
Segundo o secretário de Saúde, Marcel Frison, o atraso na segunda dose de Coronavac/Butantan ocorre devido a um problema diplomático com a China, na importação de insumos para a fabricação nacional. Novas doses de CoronaVac devem ser entregues ao ministério, segundo o instituto Butantan, no dia 3 de maio.
“Não existem estudos que indiquem que o atraso na aplicação de segunda dose possa ocasionar prejuízos imunobiológicos às pessoas. Porém, registra-se que é lamentável e lastimável que um dos melhores programas de imunização do mundo, como é o do Brasil, seja alvo de tamanha desorganização. Desde o início dessa, que é a principal campanha de imunização dos últimos cem anos, há uma enorme dificuldade de planejamento e organização por parte do Ministério da Saúde”, diz Frison, pedindo ainda compreensão e paciência para a população.