O Caixa Tem, aplicativo desenvolvido para o pagamento do Auxílio Emergencial, começa a ser utilizado nesta terça-feira (20) para o depósito do seguro-desemprego. De acordo com a Caixa Econômica, o aplicativo será usado para os cidadãos que não indicarem conta no requerimento do benefício e não possuírem outro tipo de poupança no banco.
As contas digitais serão abertas de forma automática e gratuita para o recebimento do benefício, sem a necessidade de apresentação de documentos e comparecimento a uma agência bancária. Pelo aplicativo, os recursos do seguro-desemprego podem ser utilizados para pagar boletost e nas maquininhas de estabelecimentos comerciais.
Para quem já tem vínculo com a Caixa, os créditos serão realizados diretamente na conta existentes e os valores poderão ser movimentados com a utilização do cartão da conta ou ainda pelo Internet Banking.
Caso o seguro-desemprego não possa ser creditado em conta, a Caixa afirma que o trabalhador poderá realizar o saque com o uso do Cartão do Cidadão e senha nas agências bancárias, nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui.
Desde 22 de outubro, Governo Federal, estados e municípios podem realizar pagamentos de diversos benefícios sociais por meio do Caixa Tem. Desde então, o aplicativo já é responsável pelos pagamentos do Abono Salarial e do Bolsa Família.