Grêmio fica no 0 a 0 com o Caxias no primeiro jogo da era “pós Renato”

Partida muito fraca tecnicamente teve poucas oportunidades de gol e estreias de Rafinha e Thiago Santos

Noite de sexta-feira teve estreia do lateral Rafinha | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP

No primeiro jogo da era pós Renato Portaluppi, o Grêmio ficou devendo. Com uma equipe repleta de garotos por conta da maratona de jogos, e comandada pelo interino Thiago Gomes, o Tricolor fez uma partida fraca tecnicamente diante do Caxias, e as duas equipes não saíram do 0 a 0 na noite desta sexta-feira, no Estádio Centenário, em jogo atrasado pela primeira rodada do Gauchão.

A partida foi muito faltosa desde o início, e as duas equipes criaram poucas chances de movimentar o placar. As raras oportunidades foram do Grêmio, mas o Tricolor não conseguiu furar o bloqueio defensivo do Caxias.

Com o resultado, o Grêmio segue na segunda colocação no Gauchão, com 18 pontos, dois a menos que o Inter, líder do torneio. O Tricolor volta à campo pelo Estadual no domingo, quando enfrenta o Novo Hamburgo, às 20h, na Arena, em jogo válido pela 10ª rodada da competição.

Grêmio repete problemas, fica com a bola e pouco cria no primeiro tempo
O primeiro jogo da era “Pós Renato”, e sem o auxiliar Alexandre Mendes, que também foi desligado, o comando ficou a cargo de Thiago Gomes, da transição. Mais uma vez, os garotos foram à campo, mas com estreias. Na lateral direita, foi a primeira partida de Rafinha. Na volância, outra novidade: Thiago Santos começou a partida. Pepê e Ferreira municiaram Ricardinho à frente.

O jogo começou bastante truncado e faltoso. Nos primeiros 18 minutos, o Caxias cometeu 10 faltas, com os volantes promovendo rodízio especialmente em Ferreira, mas também nos outros meias do Tricolor. Assim, a bola rolou pouco no início do confronto.

O Grêmio concentrou seus ataques especialmente pela direita, acionando bastante o estreante Rafinha. Com problemas para infiltrar, rodou bastante a bola, e optou pelos lançamentos longos. Darlan em mais de uma oportunidade buscou a conexão com Ferreira, mas não conseguiu levar perigo desta forma.

A maior posse de bola do Grêmio na etapa inicial foi, mais uma vez, pouco produtiva. Característica já vista especialmente na última temporada sob o comando de Renato, o Grêmio rodou de um lado para o outro, sem conseguir levar perigo ao adversário. Assim, foi ao intervalo com a igualdade em 0 a 0 no marcador.

Segundo tempo mantém tônica da partida

No início do segundo tempo, o cenário não se modificou muito. O Grêmio manteve a posse de bola na maior parte do tempo. No entanto, seguia sem ser produtivo, sem criar chances de gol. A melhor oportunidade veio com Ferreira, na tentativa de longe, quando limpou para dentro e arriscou a batida, obrigando Pitol a espalmar para escanteio.

Na tentativa de mudar um pouco o cenário, Thiago Gomes fez duas alterações. Sacou o estreante Thiago Santos, que desenvolveu bom papel na marcação na volância, e colocou Lucas Silva. No ataque, tirou Ricardinho, com atuação discreta, e lançou a campo Elias.

O Caxias, por sua vez, pouco criou. Limitou-se a marcar e a esperar o Grêmio no campo de defesa, mesmo nas raras vezes em que teve a saída de bola pressionada, quando o Grêmio subiu a marcação. Na etapa final, mal chegou ao campo ofensivo e, quando fez isso, as finalizações levavam nada de perigo, como quando Bruno Ré arriscou de fora da área e ela saiu muito longe do gol de Brenno.

No fim, o Grêmio ainda desperdiçou boa oportunidade de marcar o único gol da partida. Elias perdeu grande chance após jogada de Pepê, e a partida acabou mesmo empatada em 0 a 0, no primeiro jogo da era pós Renato Portaluppi no Tricolor.

Campeonato Gaúcho – jogo atrasado da 1ª rodada

Caxias 0 

Marcelo Pitol; Eduardo Diniz, Henrique, Thiago Sales e Bruno Ré; Juliano, Jonh Lennon, Tontini e Jhon Cley; Mazola e Giovane Gomez. Técnico: Rafael Lacerda

Grêmio 0 

Brenno; Rafinha, Ruan, Paulo Miranda e Felipe; Thiago Santos, Darlan, Jean Pyerre, Pepê e Ferreira; Ricardinho. Técnico: Thiago Gomes

Cartões amarelos: John Cley (Caxias)

Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)

Data e hora: 16/04, às 20h