UTIs da Capital atendem com taxa abaixo de 100% pelo 5° dia consecutivo

Até às 15h, 943 pessoas recebiam tratamento intensivo

Foto: Ricardo Giusti/Correio do Povo

Pelo quinto dia consecutivo, as unidades de terapia intensiva (UTIs) de Porto Alegre atendem com taxa de ocupação geral abaixo dos 100%. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 943 pacientes recebiam tratamento intensivo, até as 15h, para um total de 975 leitos disponíveis.

Desse total, 621 pessoas, o que corresponde a 66% das internações em estado grave, apresentaram sintomas de coronavírus.

Mesmo com o atual desempenho, a situação permanece crítica na Capital, que chegou a ficar mais de 40 dias com as UTIs acima de 100%. Segundo a SMS, dos 18 hospitais monitorados, dez atendem no limite ou acima da lotação máxima, o que corresponde a alguma improvisação na alocação dos pacientes.

Além disso, a fila de pacientes aguardando remoção para um leito de UTI voltou a crescer. Nesta tarde, há 102 pessoas, quantidade maior em relação a ontem, quando havia 94, mas inferior ao registrado na metade da semana passada quando eram 125.

A pressão sobre as emergências adulto em hospitais e unidades de pronto atendimentos (UPAs) segue estável nesta sexta, com ambas registrando sobrecarga superior aos 100%. Contudo, os atendimentos no Hospital de Clínicas e nas UPAs da Bom Jesus, na Zona Leste, e na Cruzeiro do Sul, na Zona Sul, permanecem operando duas vezes acima do limite.