A cidade de Serrana, no interior de São Paulo, conclui a vacinação em massa contra covid-19 neste domingo (11). O município faz parte do “Projeto S” do Instituto Butantan, em parceria com a USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto, que estuda a eficiência da CoronaVac na diminuição da transmissibilidade do coronavírus.
Serrana tem cerca de 45 mil habitantes, dos quais 28 mil foram voluntários na pesquisa, que começou em 17 de fevereiro. Os moradores foram divididos em quatro grupos: grupo verde (6.763), amarelo (6.480), cinza (6.049) e azul (8.329).
Participaram da pesquisa clínica moradores acima de 18 anos de idade, com exceção de gestantes, lactantes e pessoas com doenças graves ou descontroladas.
De acordo com o Instituto Butantan, este é o primeiro local do mundo a ter a vacinação completa de toda a população contra o coronavírus.
O município de Serrana foi escolhido por apresentar alto índice de casos da doença, entre outros fatores. O objetivo é estudar o impacto epidemiológico da vacinação em uma população adulta como forma de conter a pandemia.