Morre desembargador aposentado Clarindo Favretto, ex-presidente do TRE-RS

Magistrado havia sido internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, para tratar um câncer

Desembargador Clarindo Favretto | Foto: Divulgação / TRE

Morreu, na noite dessa quinta-feira, o desembargador aposentado Clarindo Favretto, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). Ele havia sido internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, para tratar um câncer.

Favretto nasceu em 28 de novembro de 1933, em Veranópolis, na Serra. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em 1961. Assumiu a função de pretor em 1963, na Comarca de Santo Augusto e atuou ainda na Comarca de Cachoeira do Sul. Em 1964 ingressou na Magistratura gaúcha, atuando nas Comarcas de São Francisco de Assis, Esteio, Itaqui, Vacaria, Novo Hamburgo e Porto Alegre.

Entre 1980 e 1983 exerceu o cargo de juiz corregedor do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Foi promovido a juiz do Tribunal de Alçada, em setembro de 1983, e a desembargador do Tribunal de Justiça (TJ), em 1990. No TJ ocupou os cargos de vice-corregedor-geral da Justiça e presidente do Conselho de Supervisão da Infância e da Adolescência. Favretto assumiu a presidência do TRE-RS em 1º de junho de 2001.