Anvisa alerta para risco de uso indiscriminado de medicamentos

Órgão alertou para cuidado extra em momento de pandemia

Anvisa disse que aprovação da vacinação em um determinado público só ocorre a partir de uma solicitação de um fabricante | Foto: Anvisa / Divulgação / CP memória

A Anvisa divulgou nesta segunda-feira um comunicado sobre os riscos à saúde por conta do uso indiscriminado de medicamentos sem orientação profissional. De acordo com o texto, a automedicação, em momento de pandemia, aumenta o risco de eventos adversos. Conforme o órgão, é preciso que haja conscientização para os riscos dessa prática, com a possibilidade de reações graves e até mesmo óbitos.

Para se ter uma ideia da dimensão e da gravidade do problema, a Organização Mundial da Saúde, a OMS, calcula que mais de 50% de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada. Além disso, metade de todos os pacientes não faz uso dos medicamentos corretamente.

A Anvisa encerra afirmando que é fundamental que profissionais de saúde e cidadãos notifiquem as suspeitas de eventos adversos, mesmo sem ter certeza da associação entre o evento adverso e o medicamento. A notificação torna possível identificar novos riscos e atualizar o perfil de segurança dos medicamentos.