Após terem acesso ao maior lote de vacinas contra a Covid-19 desde o início da campanha, as cidades localizadas na Região Metropolitana de Porto Alegre avançam na imunização dos profissionais da segurança pública e salvamento. Neste sábado (3), foi a vez da prefeitura de Canoas dar início à aplicação das doses nos agentes da ativa.
As vacinas estão disponíveis na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública, localizada na rua Humaitá, número 1130, exclusivamente para os homens e mulheres lotados na cidade. Até às 11h30min, haviam sido atendidos 495 servidores – número equivalente a 46,9% do efetivo total.
Já em Viamão, o sábado foi marcado pelo início do processo de imunização dos agentes do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Segundo a corporação, não estão sendo atendidas as pessoas em férias, folga ou dispensa de saúde. Entretanto, as vacinas permanecerão reservadas a estes servidores.
Outra cidade adiantada na aplicação das vacinas é Sapucaia do Sul. Os profissionais vinculados ao 33º BPM foram atendidos ainda na sexta-feira (2). Conforme a prefeitura do município, mais de 55% do grupo já recebeu a primeira dose, e os demais agentes serão contemplados durante a próxima semana.
Porto Alegre vacina a partir da segunda-feira
Na Capital, 7.435 ampolas na fórmula de Oxford/AstraZeneca, fabricadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foram reservadas para a categoria. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a aplicação junto aos servidores da segurança pública e salvamento começa na segunda-feira (5) e se estende até a quarta (7).
Os atendimentos serão realizados em dois drive-thrus, instalados nos estacionamentos dos supermercados Big da avenida Sertório, na zona Norte, e do BarraShoppingSul, na zona Sul. Tanto os profissionais que exercem atividades externas, quando internas, serão beneficiados.
Documentação exigida
As doses só serão ministradas nos agentes que apresentarem a carteira funcional, além de um documento assinado por ele e pelo seu superior. A medida se aplica a todos os servidores da ativa na Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Susepe e guardas municipais.
Mais de 29 mil doses foram reservadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), garantindo o atendimento a todo o grupo. Os servidores da Polícia Federal ficaram de fora da campanha – que, segundo as autoridades, prioriza os profissionais “envolvidos no atendimento de pacientes e nas ações contra a Covid-19”.