Chegou a hora de ver quem será “promovido” da gurizada do Grêmio para o time principal. Ao contrário do planejamento inicial, a comissão técnica cogita usar boa parte dos titulares pela primeira vez na temporada neste domingo, contra o Pelotas, na Arena – o horário da partida foi alterado novamente, agora para 21h. A definição sobre a utilização dos titulares deve acontecer no treino deste sábado.
Renato Portaluppi voltou ao trabalho na sexta e teve reuniões com dirigentes e com os demais integrantes da comissão técnica ao longo do dia. Neste sábado, o técnico prepara o time para os próximos compromissos. É possível que o Grêmio volte a escalar a gurizada na quarta-feira, contra o São Luiz, em Ijuí. E aí, fica o mistério para o Gre-Nal do próximo fim de semana. Depois do clássico, já vem o jogo contra o Del Valle, no Equador, dia 7.
Apesar da volta dos mais experientes, alguns jogadores do time alternativo podem seguir na equipe. Brenno deve ser confirmado como o novo goleiro titular. Vanderson e Ferreira também devem ter lugar, a menos que haja uma substituição pontual, em função do acúmulo de jogos, com possibilidade de entrarem Victor Ferraz ou Alisson. Ruan pode seguir na zaga, enquanto Geromel não volta de lesão. De resto, devem retornar Kannemann, Diogo Barbosa, Maicon, Matheus Henrique, Thaciano, Pepê e Diego Souza.
Após se manter invicto por mais tempo entre todos os times do campeonato, o Grêmio conheceu sua primeira derrota na quinta-feira, para o Juventude, por 2 a 1. Com isso, perdeu a liderança, mas ainda tem um jogo a menos que a maioria dos concorrentes na parte de cima da tabela. De qualquer forma, o jogo deste domingo é uma oportunidade de recuperação, e a vitória é importante para se manter no G-4.
Por sua vez, o Pelotas está em crise. Com apenas seis pontos em seis jogos, está perigosamente próximo da zona do rebaixamento e decidiu demitir o técnico Ricardo Colbachini ainda na madrugada de sexta-feira, logo após a derrota para o Aimoré, na Boca do Lobo. Neste domingo, o Lobão terá a estreia do treinador Rafael Jaques, 45 anos, com passagens por São José e Remo – ele foi centroavante do Grêmio nos anos 90.