O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, afirmou nesta segunda-feira (15) que está “colocando para fora do partido” o vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior. Para o deputado federal cassado, que comparou as medidas de restrição que buscam a prevenção da Covid-19 a atos ditatoriais, o gaúcho “age contra o partido”.
Estamos colocando para fora do PTB o vice-governador do RS, Delegado Ranolfo. Ele age contra o partido, contra o que a Executiva Nacional decidiu. Não aceitamos medidas ditatoriais contra os brasileiros. Não aceitamos prender os cidadãos em suas casas. Que ele vá para outro lugar
— Roberto Jefferson (@BobjeffHD) March 15, 2021
Após classificar seu partido como uma legenda “cristã e conservadora”, Jefferson voltou a criticar o governador Eduardo Leite (PSDB). “Ataca o povo na rua, reprime o trabalhador, faz um lockdown radical determinando até o que as pessoas podem ou não consumir. O PTB não aceita tamanha opressão. Vá ficar com o PSDB, Ranolfo”, disparou.
A crise entre o PTB nacional e estadual se agravou com a sequência de ataques protagonizada pelo ex-parlamentar. O vice-governador gaúcho rebateu às acusações, pedindo que Roberto Jefferson respeitasse os políticos locais, dando a entender que deixaria a sigla por vontade própria.
“Não sejamos demagogos. Não sejamos negacionistas. Não sejamos frios e calculistas. Hoje, vou procurar os deputados do PTB, que tem uma história no Rio Grande do Sul. Tomaremos uma posição em conjunto”, antecipou Ranolfo. O PTB tem uma das maiores bancadas da Assembleia Legislativa, com cinco parlamentares, e deve ter mais baixas em seu quadro político nos próximos dias.