Drive thru instalado na UFCSPA oferece testes contra a Covid-19 a partir desta quinta-feira

Exame será realizado mediante solicitação junto à prefeitura de Porto Alegre

Foto: Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre / Divulgação

Um drive thru instalado na sede da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) oferece, a partir desta quinta-feira (11), testes gratuitos contra a Covid-19. O exame, de tipo RT-PCR, será realizado nas pessoas que acessarem o local de carro e que tenham requisição aprovada pela prefeitura da Capital.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população ao teste e proporcionar a realização da coleta em local em que não haja atendimentos de saúde, ou em que estejam sendo realizadas vacinas. O drive thru funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na rua Sarmento Leite, número 245.

As pessoas que necessitarem de teste deverão ingressar na UFCSPA através da primeira guarita de estacionamento. Ao serem atendidas pelos profissionais de saúde, elas deverão apresentar documento de identificação com foto e a requisição. Será realizada a coleta e o paciente receberá um comprovante com orientações de como ter acesso ao resultado.

Os testes serão realizados por estudantes voluntários dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e biomedicina da UFCSPA e de outras universidades, supervisionados por professores voluntários da UFCSPA. A análise dos testes será realizada pela rede conveniada de laboratórios da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“As pessoas precisam de uma solicitação expressa para o exame RT-PCR, obtida em consulta nas Unidades Básicas de Saúde e Pronto Atendimento. Para auxiliar nesse processo está sendo implementado o teleatendimento, em parceria com a Santa Casa”, afirma a professora Maria Eugênia Bresolin, que coordena a ação.

A requisição poderá ser digital ou de papel, fornecida por qualquer médico. “Não adianta se dirigir ao drive thru se não possuir esta autorização de coleta pois infelizmente não será possível realizar o exame”, ressalta Bresolin. A iniciativa conta, ainda, com apoio do Exército Brasileiro, que auxiliou na montagem da barraca de testes.