O atual presidente da República, Jair Bolsonaro, aparece na frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022, conforme indica pesquisa divulgada nesta quarta-feira. O levantamento é da CNN, em parceria com o Instituto Real Big Data.
De acordo com dados, Bolsonaro teve 31% das intenções de voto no primeiro turno, dez pontos percentuais a mais que o segundo colocado, Lula (21%). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa é a primeira realizada após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, anular as condenações de Lula na Operação Lava Jato, na última segunda-feira.
Outros nomes que aparecem no levantamento como possíveis candidatos são Sergio Moro (10%), Ciro Gomes (9%), Luciano Huck (7%) e João Doria (4%).
Votos brancos e nulos somaram 12%, enquanto 3% disseram que ainda não sabem como irão votar ou não responderam.
Segundo turno
A pesquisa também aponta que Bolsonaro leva vantagem sobre os adversários no segundo turno. Em uma eventual disputa com Lula, o atual presidente aparece com 43% das intenções de votos contra 39% do ex-presidente.
Levando em conta a margem de erro de três pontos percentuais, ocorre empate técnico. Ainda considerando um possível segundo turno em 2022, a pesquisa aponta que votos brancos e nulos perfazem 15%
Contra Ciro Gomes, Bolsonaro atinge 43%, enquanto o pedetista soma 36%. Frente a Moro, o presidente soma 41% ante 38% do ex-juiz. Num embate com o apresentador Luciano Huck, Bolsonaro registra 46% das intenções e voto, enquanto o apresentador contabiliza 31%.