O litoral Norte atingiu a marca de 108 pacientes aguardando transferência para leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com as UTIs da região com 100% de taxa de ocupação, a fila de espera já atinge 65 pessoas. Já em relação aos leitos clínicos, operando com sobrecarga de 132%, são 43 pacientes no aguardo por vagas.
De acordo com a 18ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), o motivo para alta demanda é o reflexo do agravamento da pandemia que atinge todo o Rio Grande do Sul. Além contar com mais pacientes do leitos, a região registra 5.431 pacientes com a doença ativa.
Conforme o último boletim da CRS, dos 97 pacientes aguardando leito clínico ou de UTI nessa terça, 28 tiveram os pedidos encerrados, dos quais 10 com evolução para óbito. Ainda segundo a coordenadoria, o colapso na rede assistencial de saúde da região deve continuar a provocar mortes por falta de atendimento adequado.
Nessa terça, o litoral Norte confirmou mais 554 casos novos e 18 óbitos. A região soma, agora, 37.412 infectados e 651 mortes desde o início da pandemia.