A prefeitura de São Leopoldo alterou o decreto que impôs medidas restritivas rigorosas na cidade, que sofre com os avanços da Covid-19, até a próxima terça-feira. Com a decisão judicial em favor da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), pela abertura dos supermercados, o que não estava previsto no decreto, a cidade optou por alterar e colocar o limite de um cliente para cada 25 metros quadrados neste estabelecimentos. A regra é a mesma já aplicada aos demais locais como pequenos mercados, açougues, fruteiras e padarias.
Anteriormente, o prefeito Ary Vanazzi havia determinado que as grandes redes de supermercados poderiam atuar apenas no sistema de tele-entrega, assim como bares e restaurantes. Por isso, ele irá recorrer da sentença. que é liminar.
“A situação está muito grave, não há normalidade, por isso vamos recorrer da liminar. No decreto de hoje vamos estabelecer um limite de atendimento buscando reduzir o número de pessoas e esperamos que os supermercados atendam as normas. Também vamos reforçar a fiscalização e manteremos o lockdown até a próxima terça-feira, quando o comitê realiza nova reunião” afirmou o prefeito.
Vanazzi ainda lembrou que a Upa e o Hospital Centenário estão lotados. “Precisamos de apoio e compreensão da população e dos empresários neste grave momento”, destacou.