O chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, teve que colocar máscara após receber uma ordem durante uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Gabi Ashkenazi, neste domingo, em Jerusalém.
A determinação ocorreu instantes antes de uma foto oficial. É possível ouvir em um vídeo quando o chefe do cerimonial fala para Araújo “nós precisamos fazer isso [a foto] com a máscara”.
Sem jeito, o ministro pega a máscara do bolso, antes de se aproximar de Ashkenazi, já com a proteção facial.
Além disso, a comitiva brasileira já havia sido repreendida ao entrar na sala para respeitar o distanciamento entre uma cadeira e outra.
Araújo viajou a Israel acompanhado de outras nove pessoas, incluindo os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Hélio Lopes (PSL-RJ).
Inicialmente, a visita tinha o propósito de trazer ao país os estudos de um spray nasal contra Covid-19, ainda em estágio inicial nas pesquisas em Israel.
No entanto, outros compromissos foram marcados para os dois dias em que a delegação brasileira fica no país.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a visita busca “dar seguimento ao diálogo político e à cooperação científica e tecnológica entre os dois países”.
O encontro com o ministro Gabi Ashkenazi teve como pauta o relacionamento bilateral Brasil-Israel. Amanhã, o chanceler vai encontrar o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.