O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, considera suspender os jogos de futebol, mas entende que não adianta tomar a medida sozinho. “Se proibirmos no RS, os campeonatos continuarão acontecendo. O jogo será tirado daqui para ser realizado em outro lugar”, projetou, durante coletiva em que manteve os protocolos de bandeira preta contra a Covid-19.
“Eu fiz uma provocação ao fórum dos governadores sobre a questão”, reforçou Leite. “É importante que haja uma decisão conjunta dos estados”, acrescentou.
O governador enfatizou que mantém conversas com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), mas que no momento as trocas de horários são a alternativa. “A preocupação é o efeito que o jogo traz de reunião de pessoas e celebrações. Trabalhamos para trocar os horários com a colaboração de CBF e FGF, indo para mais tarde, reduzindo a disposição das pessoas em se juntarem para comemorar”, ponderou.
“Estou em contato com o presidente da FGF e podemos ter decisões a respeito nos próximos dias. Esta rodada do fim de semana deverá acontecer, estamos analisando o tema para as próximas rodadas.”
Ainda assim, Leite crê que o cenário ideal é de interrupção do futebol. “Eu entendo que é o caso da suspensão, mas isso precisa ser decidido conjuntamente entre os estados”, sublinhou.