Os municípios que compõem o Vale do Rio Pardo devem realizar um lockdown neste final de semana. A medida, que tenta impedir o avanço da pandemia do coronavírus na região, se definiu em reunião da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), realizada na tarde desta quinta-feira.
As medidas estabelecidas envolvem restrição da circulação de pessoas entre as 20h desta sexta e as 5h da próxima segunda. No entanto, diferente do estabelecido no litoral Norte, no Vale do Rio Pardo os supermercados poderão abrir e as farmácias vão poder funcionar sem ser apenas pelo sistema de tele-entrega.
Conforme a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), todos os prefeitos da região entraram em acordo. Além disso, a proposta prevê que fique a cargo de cada município tomar decisões mais restritivas.
Já em nota, a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), defendeu que a decisão de instituir lockdown, seja no Vale do Taquari ou em outra região, deva partir do governo estadual, que desde o início da Covid-19 vem impondo as regras de distanciamento controlad. Foi o caso da suspensão da cogestão, em vigor desde a semana passada.
O documento da Amvat também destaca que o principal problema está nas aglomerações e festas clandestinas e não nos setores econômicos, e que o cenário atual exige cautela e conscientização de todos, principalmente, na adoção do uso de máscara, distanciamento social e cumprimento dos protocolos da bandeira em vigor.
A Região dos Vales, da qual fazem parte os vales do Rio Pardo e do Taquari, registra o pior cenário em relação a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com taxa de 124,2%. Atualmente, são 185 pacientes para 149 leitos, 76,2% deles com diagnóstico confirmado de coronavírus.