Surto de Covid-19 interdita presídio na Serra

Cinco apenadas foram diagnosticadas com a doença e mais sete, com sintomas, seguem esperando exames

Foto: Divulgação / Susepe

A Vara de Execuções Criminais Regional da Comarca de Caxias do Sul interditou, pelo período de 15 dias, o Presídio Estadual de Guaporé, na Serra. A decisão da juíza Milene Froes Rodrigues Dal Bó fecha o complexo para novos detentos em decorrência de um surto que já soma 10 contaminados pela Covid-19.

Cinco apenadas, que dividiam mesma cela, já positivaram para o coronavírus e outras sete, que já apresentaram sintomas, dependem de exames para confirmar a doença. Três das infectadas são assintomáticas, ou seja, portadoras da doença, mas sem sintomas graves. Duas apresentaram sintomas leves e recebem o tratamento médico indicado. Seis agentes penitenciários também já foram afastados pelo mesmo motivo.

No despacho, a magistrada ainda ressalta que o surto ocorre na única sela feminina da penitenciária. Para vedar novos ingressos, a juíza também levou em conta a falta de condições adequadas para a triagem e a superlotação. O deslocamento interno entre alas só está autorizado a ocorrer em situações de emergência, como emergências médicas e/ou de risco à integridade física.

O prazo para a interdição, que vai até 15 de março, também pode ser ampliado, conforme o monitoramento de outros detentos e servidores no período.

Procurada, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seapen) informou estar tomando as medidas cabíveis de desinfecção do presídio e já remanejou servidores de outros locais para substituir os afastados temporariamente.