Há 15 dias sem receber vacinas, São Leopoldo soma, somente no mês de fevereiro, 32 funcionários do Hospital Centenário afastados do trabalho por contaminação do coronavírus. O número abrange servidores de todas as áreas de atuação do hospital que, por conta da pandemia, aumentou o número de funcionários e o total ultrapassa 700. Na última semana, do dia 17 até 25, 17 foram afastados. Em janeiro, apesar de menor, o número também chama a atenção, foram 23 funcionários afastados.
O monitoramento e acompanhamento dos casos é feito pelo Serviço de Medicina do Trabalho do Hospital Centenário. No ano passado, foi criado o Ambulatório Multidisciplinar para atender exclusivamente os servidores com a doença, onde são realizados exames laboratoriais, acompanhamento médico, psicológico e de fisioterapia.
Nesta quinta-feira, a aplicação das vacinas restantes do município foi feita em idosos e trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILIPs). Nesta sexta-feira a vacinação da segunda dose, ocorre no Lar Santa Elisabeth, e para profissionais da saúde na Unisinos. Restam apenas 50 doses em estoque para os trabalhadores da área, disponíveis para a segunda aplicação.