As 219,2 mil doses de vacinas – 135 mil AstraZeneca, 84,2 mil Coronavac – que chegaram ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira terão destinações diferentes no programa de imunização contra a Covid-19. As do Butantan serão reservadas à segunda dose de quem já aplicou a vacina, enquanto as demais seguirão a primeira aplicação em idosos, a fim de ampliar a faixa etária da imunização.
Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, pessoas de 84 anos e, gradualmente, 83 e 82 começarão a receber as doses da AstraZeneca, conforme disponibilidade. Essa é a segunda carga de doses rotuladas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a chegar a Porto Alegre. O lote de 2 milhões de vacinas enviadas ao Brasil pelo Instituto Serum, da Índia, chegou na última segunda-feira. Já a Coronavac vai ter 100% da destinação às segundas doses, a princípio.
Total de vacinas recebidas pelo RS chega a 923,6 mil
Os dois carregamentos chegaram em lotes separados, o primeiro ainda de dia e o segundo por volta das 20h. Com essas novas remessas, sobe para 923,6 mil o número de doses contra a Covid-19 já recebidas pelo Rio Grande do Sul. Incluindo os recebimentos desta quarta, foram 251 mil doses do imunizante produzido pela Oxford/AstraZeneca (que no Brasil firmou parceria com a Fiocruz) e 672,6 mil da Coronavac (que mantém acordo de produção no país pelo Instituto Butantan).
Até o momento, mais de 491.822 doses já foram aplicadas nos primeiros grupos prioritários: trabalhadores da saúde, pessoas acima de 60 anos ou com deficiência institucionalizadas, povos indígenas e idosos (com definição a partir de que idades conforme disponibilidade dos municípios). Desse total, 435.909 já receberam a primeira dose, das quais 55.913 completaram o esquema completo com a segunda aplicação.