Idosos com mais de 87 anos fazem fila por vacina contra Covid-19 em Porto Alegre

Após imunizar mais de 3 mil pessoas acima dos 90 anos, prefeitura da Capital ampliou distribuição

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

As dez unidades de saúde autorizadas a aplicarem a vacina contra a Covid-19 em Porto Alegre registraram, pelo segundo dia consecutivo, a formação de longas filas de idosos em busca da imunização. Nesta quinta-feira (11), o acesso às doses foi ampliado para todas as pessoas com mais de 87 anos. Apesar dos locais abrirem as portas somente às 8h, dezenas de cidadãos optaram por chegar nas primeiras horas do dia.

O Centro de Saúde Modelo, localizado no bairro Santana, teve o maior fluxo de pacientes. Um deles era Silvano Oliveira Marques, de 88 anos, que compareceu à unidade acompanhado da esposa. “Espero que ajude o futuro de todo mundo a melhorar, e preservar o surto. O mundo tá parando. Eu, com essa idade que tenho, nunca vi uma coisa dessas. Quero que Deus me ajude e que eu dure mais uns anos”, disse.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) admite que a formação de filas é decorrente da ansiedade dos idosos pela vacina. Entretanto, orienta as pessoas das faixas etárias estabelecidas para imunização a não irem aos pontos de aplicação antes da abertura das unidades. “É melhor que venham mais próximo ao meio-dia, porque tem muito menos movimento e a vacinação é mais rápida”, orienta o secretário Mauro Sparta.

A prefeitura da Capital contabilizou mais de 3,3 mil vacinas aplicadas nessa quarta-feira (10), quando idosos acima dos 90 anos começaram a ser imunizados. A campanha volta a ser ampliada nesta sexta-feira (12), beneficiando quem tem entre 85 e 87 anos. Além da unidade Modelo, há doses nos postos IAPI, Camaquã, São Carlos, Morro Santana, Moab Caldas, Assis Brasil, Santa Marta, Santa Cecília e na Clínica da Família Álvaro Difini.

Uma alternativa para quem quer escapar das filas é a vacinação nos drive-thrus. O primeiro deles fica no estacionamento do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), localizado na rua Coronel Corte Real, 975, e funciona das 8h às 17h. Os veículos acessam o local pela rua Dário Pederneiras. Já o segundo acontece no estacionamento do Hipermercado Big, na Avenida Sertório, 6.600. Por lá, o atendimento acontece das 10h às 17h.

Cronograma

Ao todo, 22 mil doses estão disponíveis para os idosos de Porto Alegre. A carga faz parte da última remessa de CoronaVac recebida pelo Rio Grande do Sul, repassada integralmente aos municípios para o início da imunização da população mais velha. Na Capital, a distribuição é restrita àqueles que comprovarem residência na cidade. Também é necessária a apresentação de documento com foto.

O calendário prevê mais dois dias de campanha: amanhã, em postos e drive-thrus para quem tem mais de 85 anos. No sábado (13), a distribuição vai acontecer exclusivamente nos drive-thrus, para a população da mesma faixa etária. Até o momento, 73,9 mil pessoas já receberam a primeira dose, sendo 19,4 mil idosos. 82% deles estão institucionalizados, ou acamados.

Saiba onde se vacinar