Os vereadores de Porto Alegre definiram a nova composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Em pleito realizado na tarde desta segunda-feira, foram reconduzidos aos cargos os vereadores Márcio Bins Ely (PDT), como presidente; Idenir Cechin (MDB), como 1° vice-presidente; Comandante Nádia (DEM), como 2ª vice-presidente; Hamilton Sossmeier (PTB), como 1° secretário, e Mônica Leal (PP), como 2ª secretária.
A única mudança em relação a composição anterior ocorre no cargo de 3ª secretária, para o qual a vereadora Laura Sito (PT) se elegeu hoje. Ela é única parlamentar da bancada de oposição a ocupar um lugar na Mesa Diretora.
Na eleição da petista, inclusive, alguns vereadores se abstiveram de votar. Foi o caso dos parlamentares Comandante Nádia, Felipe Camozzato, Fernanda Barth, Jesse Sangalli, Mari Pimentel, Ramiro Rosário e Alexandre Bobadra. Para o grupo, o Poder Judiciário não pode interferir em decisões na Casa Legislativa.
A primeira eleição para a Mesa Diretora, que ocorreu no primeiro dia de 2021, se tornou alvo de polêmica, já que as bancadas dos partidos de oposição alegaram suposta falta de representatividade, uma vez que equivalem a cerca de 30% do quórum e que, por isso, merecem representantes no grupo que define a pauta e ajusta o regimento da Casa. Por conta disso, na última sexta-feira, a Justiça optou por anular a primeira decisão da Câmara.
Amanhã, os vereadores devem escolher os presidentes das seis comissões permanentes instauradas no parlamento porto-alegrense. De acordo com a decisão judicial em vigor, a oposição deve ter um presidente e um vice-presidente nessas seções.