Ao menos três pessoas morreram e 150 estão desaparecidas após o rompimento de uma geleira no Himalaia que provocou a cheia repentina de um rio na região norte da Índia, informou a polícia. “Localizamos ao menos três corpos no leito do rio. O balanço atualizado registra 150 desaparecidos. Além disso, 16 ou 17 pessoas estão bloqueadas em um túnel”, declarou à AFP o porta-voz da polícia do estado de Uttarakhand.
Uma equipe da Força Nacional de Resposta a Desastres (NDRF) de Dehradun e uma de Ghaziabad foram enviadas para operações de resgate, enquanto três outras equipes estão sendo levantadas de Ghaziabad para se juntar às operações de resgate. Ordens foram emitidas para os distritos do rio Ganga em Uttar Pradesh para serem colocados em alerta máximo. Se necessário, as pessoas serão evacuadas e levadas para locais seguros.
O ministro-chefe de Uttarakhand, T.S. Rawat tuitou que o fluxo do rio Alaknanda à frente de Nandaprayag havia se estabilizado. “O rio está fluindo um metro acima do nível de perigo, mas o fluxo está diminuindo”, disse ele. A gigante estatal de energia NTPC disse no domingo que a avalanche perto de Tapovan em Uttarakhand danificou seu projeto hidrelétrico em construção.
Já o presidente Ram Nath Kovind escreveu, me mensagem no Twitter, que está “profundamente preocupado com a explosão da geleira perto de Joshimath, Uttarakhand, que causou destruição na região”. “Orando pelo bem estar e segurança das pessoas”, completou.