A nova remessa de vacinas contra a Covid-19, que chega neste domingo (7) ao Rio Grande do Sul, será distribuída aos municípios na segunda-feira com o auxílio de aeronaves da Brigada Militar e Polícia Civil. Segundo o Governo do Estado, a carga é composta de 193,2 mil doses de CoronaVac e vai ser usada na imunização de profissionais da saúde e idosos com mais de 85 anos.
“A nossa expectativa é de que, com essas doses, a gente possa fazer, ao longo dos próximos dias, a imunização de 43% da população acima dos 85 anos aqui no Rio Grande do Sul. Além disso, tendo em vista que uma parte maior dos idosos está vivendo no litoral, em função até do isolamento, estamos garantindo o repasse considerando essa realidade do nosso Estado”, destacou o governador Eduardo Leite em discurso na última sexta-feira.
Cerca de 147 mil doses serão aplicadas em idosos não-institucionalizados. O restante servirá para que o Rio Grande do Sul alcance de 78% de cobertura vacinal entre os profissionais que trabalham em unidades de saúde no Estado. O avião que fará o transporte do carregamento do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, até o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, deve pousar na Capital às 11h15min.