Linhagem da Covid-19 surgida em Manaus ainda não é detectada no RS

Resultado teve como base análise de 220 amostras de indivíduos de 53 cidades diferentes

A P.1, linhagem da Covid-19 encontrada em Manaus (AM), ainda não se manifestou no Rio Grande do Sul. A afirmação aparece no boletim genômico elaborado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e divulgado hoje.

O resultado teve como base a análise de 220 amostras, de indivíduos de ambos os sexos e idade variada (até 86 anos) de 53 municípios diferentes, enviadas pelo Cevs à Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O documento emitido indicou a existência de 12 linhagens do novo coronavírus no Rio Grande do Sul – três delas de forma mais predominante – B.1.1.33, B.1.1.28 e P.2.

O Estado já recebeu, até o momento, 32 pacientes vindos de Manaus, com Covid-19. O primeiro grupo tinha 17 pessoas, chegou no dia 1º e ficou em hospitais de Porto Alegre e Canoas. O segundo, com 15 enfermos, veio no dia 2, e recebe atendimento em Santa Maria.

A diretora do Cevs, Cynthia Molina Bastos do Cevs disse que ainda não recebeu resultados desses pacientes para diagnosticar se contraíram essa linhagem. Ela esclarece que ainda não há como prever a gravidade e o poder de contágio da P.1, que é muito resistente. “Por isso, criamos o boletim para acompanhar de perto esse processo”, explica.

A diretora destaca que não há um respaldo científico claro sobre o que determina o surgimento de variantes em diferentes locais, como o caso da P.1, diagnosticada em Manaus.

*Com informações do governo do Estado