A quarta-feira é dia de verificar os estragos provocados pela forte chuva que atingiu o município de São Vendelino, na noite dessa terça-feira, na Serra. Servidores da prefeitura municipal e os Bombeiros Voluntários vistoriaram os locais que sofreram danos, causados pelo grande volume de água. A prefeita Marli Lourdes Oppermann Weissheimer informou que deve apresentar um decreto ainda nesta quarta-feira colocando o município em estado de calamidade.
Conforme a prefeita, a enxurrada destruiu o asfalto na estrada municipal Alziro Ruchs, na localidade de Piedade, que fica na divisa entre os municípios de São Vendelino e Bom Princípio. O asfaltamento havia sido concluído em dezembro e sequer havia sido inaugurado. Ela estima que somente ali o prejuízo seja de cerca de R$ 500 mil.
A prefeita informou que entre 19h e 21h30min choveu em torno de 115mm. “A força da água gerou acúmulo de muita lama, pedras e outros entulhos que desceram das encostas interrompendo totalmente o trânsito por cerca de 40 minutos na ERS 122. Em alguns pontos, o asfalto foi arrancado e postes derrubados, deixando a fiação caída nas vias, causando perigo aos moradores”, disse a prefeitura.
Conforme os Bombeiros, não houve registro de pessoas feridas, mas pelo menos um veículo foi arrastado pela chuva.