Vacinação contra Covid-19 de profissionais de saúde e acamados avança em Porto Alegre

Doses foram aplicadas em trabalhadores do Grupo Hospitalar Conceição nesta quarta-feira

Foto: Cristine Rochol / PMPA

A vacinação contra a Covid-19 segue sendo realizada nos hospitais de Porto Alegre. Na manhã desta quarta-feira, os trabalhadores do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) realizaram a imunização nos turnos da manhã e tarde. Os profissionais receberam a dose da vacina Coronavac, produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan e aprovada para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Até o dia 28 de janeiro, a instituição de saúde havia imunizado 3.220 funcionários – sendo 2.260 no Hospital Nossa Senhora da Conceição e Criança Conceição, 158 no Fêmina, 551 no Cristo Redentor e 251 na UPA Moacyr Scliar. “Continuamos os esforços para conseguir as doses totais para imunizar todos os colaboradores do GHC o mais rápido possível”, ressaltou o diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira.

A vacina também é realizada nos hospitais São Lucas da Pucrs, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e Santa Casa de Misericórdia. No São Lucas, da Pucrs, recebem as doses os funcionários das unidades de internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e emergência. Os demais vêm sendo chamados para o processo gradativamente, evitando aglomerações.

Após a aprovação pelo Instituto Butantan, os participantes da dose placebo do estudo Coronavac também já receberam a vacina. O processo de chamada também respeitou o distanciamento social e é parte integrante dos testes que reuniram 1.335 voluntários ao longo de cinco meses. O Hospital São Lucas se tornou pioneiro no Estado em testes de eficácia do imunizante junto com mais 15 centros pelo país, fundamentais para a aprovação e início da vacinação.

A prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Saúde, informou que praticamente toda a comunidade quilombola está quase imunizada. Nas aldeias indígenas da capital, a primeira fase de vacinação também terminou. A previsão da SMS era vacinar, entre quilombolas e indígenas, cerca de 1,5 mil pessoas.

Na manhã e tarde desta quarta-feira, no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre, diversos idosos acamados também receberam a dose. Equipes de saúde da Secretaria Municipal de Saúde, da Gerência Norte Eixo Baltazar, vacinaram idosos acima dos 60 anos acamados e que possuem dificuldades de locomoção. Um cuidador por idoso também recebeu a dose do imunizante.

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A primeira remessa da vacina Coronavac para Porto Alegre vai garantir a imunização de mais de 51 mil pessoas. No momento, não há aplicação nos postos de saúde. A primeira fase da vacina atende profissionais da saúde de linha de frente, indígenas, quilombolas e idosos que vivem em instituições de longa permanência. As próximas etapas dependerão de detalhamento do Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde.