Redação do Enem digital é sobre ‘desafio de reduzir desigualdades’

Prova tem 96 mil candidatos inscritos. Redação é feita com escrita no papel, segundo as regras do Inep

Foto: Rovena Brasil / Agência Brasil

O Enem Digital aplicado neste domingo (31) tem como tema da redação “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”. O tema foi divulgado nesta tarde pelo próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) através do Twitter oficial da instituição.

A prova digital do Enem está sendo aplicada pela primeira vez, em um modelo piloto, e teve 96.086 estudantes inscritos e confirmados em 104 cidades do país. Os participantes deverão marcar as respostas na tela do computador, por meio de um teclado digital acionado com o mouse. Já a redação é feita à mão, com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, assim como ocorre na versão impressa.

Os participantes terão cinco horas e 30 minutos para fazer a prova, que termina às 19h. As regras do exame determinam que os participantes só podem deixar a sala de provas, em definitivo, duas horas após o início da aplicação, ou seja, às 15h30. Quem se ausentar da sala de provas, em definitivo, antes das duas horas iniciais será eliminado.

A prova não está sendo realizada apenas no Amazonas por causa do aumento do número de casos de covid-19. Os inscritos no estado deverão fazer o Enem impresso nos dias 23 e 24 de fevereiro