Equipes volantes da saúde dão continuidade à vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre

Servidores irão circular instituições de longa permanência para aplicar doses da Coronavac

Foto: Reprodução / Twitter da SMS

A partir desta quarta-feira, a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre dará início à vacinação do grupo prioritário com a utilização de equipes volantes. De acordo com o secretário da Saúde, Mauro Sparta, 19 equipes de profissionais da Secretaria farão esse trabalho. Nesta etapa, serão vacinados idosos que residem em instituições de longa permanência, idosos acamados, pessoas com deficiência institucionalizadas e profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate e enfrentamento à Covid-19.

Alguns hospitais também iniciaram hoje a vacinação contra Covid para os profissionais que atuam nas UTIS. No total, hospitais de Porto Alegre receberam 16 mil doses para aplicação em profissionais de saúde da linha de frente do combate ao coronavírus. Na UPA Moacyr Scliar, a vacinação também prossegue. A atendente de nutrição, Maria Regina, foi uma das primeiras profissionais a receber a dose. No serviço serão 272 imunizados.

Nessa terça-feira, a enfermeira-chefe do núcleo de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Capponi, promoveu a capacitação de profissionais que atuam em hospitais para o registro das doses da vacina Coronavac. Também ontem, idosos do Asilo Padre Cacique já foram imunizados. Ao todo, 85 moradores, 89 funcionários e 29 voluntários foram vacinados no Padre Cacique.

A estimativa da prefeitura é que, em até 45 dias, as 51 mil doses da Coronavac recebidas neste primeiro lote sejam aplicadas em 750 indígenas, 22 mil idosos, residentes de instituições de longa permanência, além de 28.500 profissionais de saúde, que atuam na linha de frente no combate à pandemia.