Uma idosa de 92 anos de idade foi a primeira moradora de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos a receber a vacina contra o coronavírus em Porto Alegre. Maria Ana Ziegler é moradora do Asilo Padre Cacique e recebeu o imunizante por volta das 16h30 desta terça-feira.
O Asilo Padre Cacique foi o local escolhido pela Prefeitura de Porto Alegre para dar o pontapé inicial no processo de vacinação na cidade. Assim como ocorre em áreas indígenas, as equipes volantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vão até as instituições de longa permanência para aplicar as doses. Ao todo, 85 moradores, 89 funcionários e 29 voluntários foram vacinados no Padre Cacique nesta terça.
Segundo a SMS, a agenda de vacinação seguirá para outros locais amanhã. No entanto, até o fechamento deste material não foi informado em quais locais as equipes irão prosseguir com o processo de vacinação. A estimativa da prefeitura é que em até 45 dias, as 51 mil doses da Coronavac recebidas neste primeiro lote sejam aplicadas em 750 indígenas, 22 mil idosos, residentes de instituições de longa permanência, além de 28.500 profissionais de saúde, que atuam na linha de frente no combate a pandemia.