Referência no Estado em pré-natais de alto risco, o Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, em Porto Alegre, precisa de doações para o estoque do Banco de Leite, que atende as necessidades dos bebês prematuros internados na UTI neonatal. O banco, que tem capacidade para processar até 150 litros de leite humano por mês, tem no estoque, no momento, apenas 30 litros.
De acordo com a técnica de enfermagem do Banco de Leite, Roberta Jorge Pereira, as doações são importantes para ajudar a manter a saúde dos bebês recém-nascidos, enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. “Estamos com o estoque de leite muito baixo e temos 43 leitos de UTI. As doações são essenciais para os bebês porque eles se alimentam com o melhor e mais adequado alimento que é o leite materno”, ressaltou a técnica de enfermagem, lembrando que com o leite humano a recuperação dos recém-nascidos prematuros é mais rápida.
A técnica de enfermagem acrescentou que o leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreia do bebê. “Mais do que doar leite, a doadora está salvando vidas”, afirmou Roberta Jorge Pereira, que destacou que toda a mãe que estiver amamentando, com excesso diário de leite (no mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudável e residente em Porto Alegre, pode ser uma doadora.
Roberta informou, ainda, que todas as mães que querem ser doadoras devem entrar em contato com Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas. “Elas com certeza vão ajudar na sobrevivência dos bebês prematuros internados na UTI neonatal. Aqui serão confirmados os critérios de doação e repassadas orientações iniciais para armazenar o leite com segurança. O leite recebido passará por uma análise de qualidade, segurança e pasteurização e, só depois, será liberado ao consumo dos bebês”, explicou a técnica de enfermagem do Banco de Leite do HMIPV.
Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas: Avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, 6º andar – Porto Alegre. Telefone: 51 3289-3334.
A importância do leite materno
• A produção do leite depende do esvaziamento da mama. Por isso, quanto mais a mulher amamenta ou esvazia as mamas, mais leite ela produz.
• Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança.
• Um litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que ele for alimentado.
• Bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno com a doação. Com ele, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.