Melo detalha medidas de novo decreto de combate à Covid na tarde desta segunda-feira

Cidade já teve confirmados 77,6 mil casos da doença, com 1.873 mortes

Foto: Ricardo Giusti / CPMemória

O prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo detalha na tarde desta segunda-feira as medidas previstas em um decreto novo de enfrentamento à Covid-19 na cidade. Devem participar do anúncio o vice-prefeito, Ricardo Gomes, e os secretários municipais de Saúde, Mauro Sparta, e Extraordinário de Enfrentamento do Coronavírus, Renato Ramalho.

Em entrevista à Rádio Guaíba, na semana passada, Melo reforçou a postura defendida durante a campanha eleitoral que não vai tomar medidas prevendo o “fechamento de Porto Alegre” sem uma análise científica concreta que aponte a necessidade de medidas mais rígidas para o enfrentamento da pandemia. “Não vou tomar nenhuma decisão de fechamento sem nenhum documento balizador pra isso. Estou convencido que não é fechando que você vai ter menos infecção por coronavírus”, afirmou.

Na primeira reunião com o secretariado, na manhã de sábado, o prefeito defendeu a criação de uma bandeira exclusiva para Porto Alegre, desvinculando a região Metropolitana do cálculo que rege os protocolos aplicados em âmbito estadual no modelo do Distanciamento Controlado. No entanto, caso isso não seja possível, defendeu o modelo de cogestão.

Até 31 de dezembro, Porto Alegre registrou 77.630 casos de coronavírus, com 1.873 mortes. Desde então, novos boletins diários não foram divulgados pela administração pública.

Na tarde de hoje, a taxa de ocupação dos leitos de UTI era de 87,8%. Havia 307 pacientes em estado grave com teste positivo para o coronavírus e 31 com suspeita, na mesma situação. Outras 10 pessoas recebiam atendimento em estado crítico, em emergências, esperando vaga de UTI.