RS recebe reforço de efetivo e equipamentos aos bombeiros no litoral

Corporação conta com 170 novos guarda-vidas civis temporários, que atuarão nas praias gaúchas

Foto: Alina Souza/CP

O Rio Grande do Sul recebeu um reforço para as guaritas do litoral gaúcho. São 170 novos guarda-vidas civis temporários do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), agora aptos a atuarem durante o verão, junto ao efetivo já destacado para a Operação RS Verão Total. O CBMRS também recebeu cinco novas motos aquáticas, à disposição dos guarda-vidas do CBMRS, nos litorais norte e sul.

Com a conclusão do curso de Guarda-vidas Civil Temporário, os 170 profissionais atuarão nas atividades de salvamento e prevenção. Os formandos se unem aos 275 guarda-vidas civis temporários que já efetuaram o curso em anos anteriores e tiveram a revalidação do vínculo com o CBMRS. Ao todo, 445 guarda-vidas civis temporários estarão à disposição da Operação RS Verão Total 2020/2021. Os novos guarda-vidas civis trabalharão tanto em águas abrigadas como no mar.

Deste efetivo de 170 profissionais, 16 trabalharão no litoral sul, 29 nas águas internas e os demais em todos os 12 balneários do litoral Norte. Com as cinco novas motos náuticas, já sobe para 14 o total de equipamentos empregados no atendimento em Quintão, Capão Novo, Arroio do Sal, Nova Tramandaí e Xangri-lá. Os profissionais à beira-mar terão apoio de 15 quadriciclos, ampliando a capacidade de atendimento na operação.