Farmácia Distrital da Bom Jesus é reinaugurada em novo endereço

Farmácia possui sistema de escaneamento de receitas o que representa um avanço importante para as pessoas que precisam utilizar a mesma medicação por longo período

Foto: Cesar Lopes / PMPA

Na manhã desta segunda-feira(28), começou a funcionar a Farmácia Distrital Bom Jesus na avenida Protásio Alves, n° 7771, em Porto Alegre. O novo local fica próximo do antigo, mas conta com novas instalações e melhor acesso dos usuários em relação ao transporte público da capital. O prefeito Nelson Marchezan Júnior participou do evento de reabertura dos serviços acompanhado do secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer. Participara também desse evento o secretário municipal adjunto da Saúde, Natan Katz, e a equipe da direção da unidade.

Com a mudança, o atendimento ficou mais acolhedor. O novo espaço tem uma ampla área de espera, com cadeiras para os usuários aguardarem sentados, em ambiente climatizado, e o número de guichês passou de cinco para oito. A transferência de local também possibilita o início das obras de conversão do Pronto Atendimento Bom Jesus em Unidade de Pronto Atendimento (UPA), qualificando a estrutura conforme padrões do Ministério de Saúde. O local agora também conta com dois novos consultórios para atendimento especializado com farmacêuticos. As farmácias distritais funcionam das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

O secretário Pablo Stürmer afirmou que a nova estrutura possibilita atendimento mais adequado à população. “Moradores da região passaram a ter um serviço ágil e com todas as funcionalidades ofertadas pelo Município, inclusive com acesso ao quantitativo de estoque disponível através do site da prefeitura”, lembra.

A farmácia também já possui o sistema de escaneamento de receitas, um avanço importante para as pessoas atendidas na rede municipal de saúde que precisam utilizar a mesma medicação por longo período. O documento evita que a pessoa precise levar o documento a cada retirada. Além disso, é possível monitorar o histórico do paciente e a quantidade de medicação prescrita.

Após a inauguração da nova farmácia distrital, Marchezan visitou as obras da futura Clínica da Família Mato Sampaio, no bairro Jardim do Salso.  O extrato de contrato para contratação da empresa que vai executar a obra foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre em janeiro deste ano. A obra é uma demanda do Orçamento Participativo (OP) de 2011. O contrato com a Novatec Construtora Ltda. tem vigência de 13 meses e poderá ser prorrogado. O valor investido pelo Município é de R$ 1.355.924,62, que incluem material e prestação de serviços.

A nova unidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) terá 560 metros quadrados e está sendo erguida na rua Jayr Amauy Koebe, n° 90. Após concluída a obra, os usuários contarão com seis consultórios, três equipes de Saúde da Família completas, duas cadeiras odontológicas, sala de procedimentos, sala de grupo, dispensação de medicamentos e e ainda espaços administrativos e de apoio ao serviço. A expectativa é de que em março de 2021 o serviço esteja em operação.