Como forma de coibir o exercício irregular da profissão de corretor de imóveis, bem como os golpes e as fraudes imobiliárias, o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Rio Grande do Sul (CRECI-RS) deu início a mais uma Operação Veraneio. O objetivo, segundo a instituição, é realizar ações de fiscalização para evitar esses crimes em três regiões do Rio Grande do Sul: Litoral Norte, Serra, e Costa Doce.
Entre as pessoas que quase caíram em um golpe está o corretor de imóveis Sandro Schmitz. Ele relata que colocou a casa em que morava à venda através de um site de comércio eletrônico, mas após o contato com uma potencial compradora, o anúncio acabou sendo clonado e a mesma casa também aparecia disponível para aluguel em outra cidade.
“Entrou essa cliente muito interessada na compra da casa me dizendo que gostaria de mostrar para o filho dela que não morava com ela. Ela também perguntou se tinha a possibilidade de eu mandar um vídeo. No outro dia, abri meu e-mail e tinha uma mensagem de outro cliente dizendo: ‘sabe aquela casa que tu colocaste á venda em Cidreira? Pois é, está sendo alugada em Torres'”, relata.
De acordo com o CRECI-RS, as regiões escolhidas são as mais procuradas nesta época do ano. O presidente da entidade, Marcio Bins Ely, destaca que esse tipo de golpe acontece com frequência. “Existe todo um respaldo quando a locação é feita via imobiliária ou via corretor de imóveis, diferente de um atravessador que não tem compromisso nenhum”, ressalta.
A Operação Veraneio conta com 16 agentes fiscais, responsáveis por ações de fiscalização e conscientização. A iniciativa também tem o apoio da Brigada Militar.