O setor supermercadista registrou aumento de 8% nas vendas de Natal em relação ao mesmo período do ano passado. Nos quase cinco mil estabelecimentos do Rio Grande do Sul, os produtos mais buscados foram para a ceia e pequenos presentes. Conforme levantamento da Associação Gaúcha de Supermercados – Agas, entre as aves natalinas, os valores variaram de R$ 6,90 a R$ 29,90 o quilo, sendo que as mais procuradas foram as mais baratas.
“Um grupo que passava o Natal entre 15 pessoas e adquiria uma única ave para a ceia, neste ano dividiu-se, comprando mais de uma ave – sobretudo as mais baratas. Além disso, com menos pessoas na ceia, o consumidor muitas vezes permitiu-se adquirir produtos de maior valor agregado, já que estes itens foram consumidos em quantidades menores”, observou o presidente da entidade, Antônio Cesa Longo.
Os panetones, outro item típico do período, também tiveram venda representativa. Entre os presentes, opções como kits de cervejas especiais, bombons, vinhos e brinquedos tiveram destaque.
Para a semana do Ano-Novo, além dos espumantes, os supermercados apostam na comercialização de itens típicos como lentilha, carne suína, sobremesas e outras bebidas. “O crescimento das vendas deverá ser similar”, conclui Longo.