A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) anunciou, nesta sexta-feira, ter colocado à disposição do Ministério da Saúde freezers capazes de armazenar até quatro milhões de doses da vacina contra a Covid-19. A universidade se candidata, com isso, a ser o centro logístico de distribuição de imunizantes em âmbito regional.
Foram identificadas 15 unidades de ultrafreezers, onde as doses podem ser armazenadas em temperatura de -80°C. A maioria encontra-se no Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Outras cinco, em processo de compra, devem chegar até o início de fevereiro.
Cada equipamento custa em média R$ 138 mil. Dos equipamentos a serem adquiridos, três serão com recursos próprios, e outros dois a partir de convênio com o governo estadual.
A disponibilização das estruturas – de armazenamento em baixíssimas temperaturas, como exige a vacina da Pfizer/BioNTech -, ocorreu em 9 de dezembro, quando o reitor Carlos André Bulhões Mendes e o pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais Geraldo Pereira Jotz estiveram em Brasília.