O temporal que atingiu Porto Alegre e a região Metropolitana, na tarde este domingo, deixa ao menos 205 mil clientes sem energia elétrica na área de concessão da CEEE.
Em Porto Alegre, o total de desabastecidos chega a 160 mil. De acordo com a concessionária, as regiões mais afetadas foram as zonas Sul e Leste da cidade. Em Viamão, falta luz para mais 45 mil clientes.
A concessionária alega que os problemas de falta de energia foram provocados, principalmente, pela força do vento. Segundo a Metsul, houve registro de rajadas de 87km/h no Aeroporto Salgado Filho e em alguns pontos da cidade a velocidade do vento pode ter ultrapassado 100km/h.
Mais cedo, o temporal deixou 245 mil clientes sem luz na área da região Metropolitana atendida pela CEEE. A concessionário estima que o serviço retorne, de forma gradual, até a noite deste domingo.
Já na área de concessão da RGE, vento forte e chuva intensa causaram danos na rede elétrica, provocando interrupção no fornecimento de energia em diferentes localidades, com maior concentração nas regiões Metropolitana, Norte e Planalto. A concessionária não informou, no entanto, um balanço exato do número de clientes sem luz.