A escalada de casos de coronavírus nos corredores da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, que provocou a suspensão das sessões presenciais, não preocupa a presidência da Casa. Segundo pessoas que frequentam o plenário, mais de 20 pessoas – de diferentes setores – testaram positivo para a Covid-19 nos últimos dias.
Para Reginaldo Pujol (DEM), que comanda as sessões do Legislativo municipal até o fim deste ano, a situação está sob controle. “As coisas vêm sendo tratadas no devido momento, na devida forma. Nós só temos a lamentar a morte de um único colega, que cumpria expediente externo e acabou perdendo a vida”, disse o vereador.
Um dos casos mais recentes foi registrado no próprio gabinete do presidente da Casa. “Nós já providenciamos a desinfecção do ambiente. Ninguém teve acesso a ele nas últimas 24 horas. Em breve, será aberto para uso das pessoas que trabalham em regime de plantão”, explicou Pujol, que também se submeteu ao teste. O resultado ainda não foi divulgado.
Protocolos
As sessões presenciais foram retomadas na Câmara de Porto Alegre em outubro. À época, a direção da Casa optou pela utilização do Plenário Ana Terra, conhecido como “plenarinho”, já que o espaço possui maior capacidade de ventilação. Também foram adotadas medidas de distanciamento entre os parlamentares.
Apesar da retomada, diversos vereadores continuaram participando da sessão plenária de maneira remota – já que faze parte de grupos de risco para a Covid-19. Com a decisão assinada por Reginaldo Pujol, o sistema de home office voltará a ser utilizado por todos os integrantes do plenário, por tempo indeterminado.