Volume de lixo recolhido em Porto Alegre foi 81% menor do que no primeiro turno das eleições

Foram encontrados 219 quilos de material, com resíduos variados, nas ruas da Capital

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

A redução do número de candidaturas e o movimento tranquilo nas ruas refletiram diretamente na quantidade de lixo produzida durante o segundo turno das eleições municipais – realizado em Porto Alegre nesse domingo (29). Segundo o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), foram recolhidos apenas 219 quilos de material, com resíduos variados, nas ruas da Capital.

A Orla do Guaíba (foto) foi um dos locais com o maior acúmulo de resíduos jogados ao chão. A reportagem do Correio do Povo flagrou garrafas, embalagens de comida, máscaras usadas e materiais de campanha – de ambas candidaturas à prefeitura da cidade – no trecho revitalizado do ponto turístico. A limpeza do local foi feita na manhã desta segunda-feira (30).

lixo(Materiais de campanha amanheceram no trecho revitalizado da Orla. Foto: Alina Souza/CP)

Em uma comparação com os dois domingos marcados pela mobilização dos eleitores em Porto Alegre, a queda é de 81,75% entre o primeiro e o segundo turno. Ainda conforme o DMLU, o volume de lixo jogado nas ruas durante a primeira fase do pleito superou a marca de 1,2 tonelada. Na oportunidade, foram lavrados 54 autos de infração. Ontem, nenhum foi registrado.