A corrida presidencial entre Donald Trump e Joe Biden nos Estados Unidos está começando a se resumir aos chamados estados-chave. Há, no entanto, diferentes situações em cada território. O candidato democrata, por exemplo, tomou a liderança das votações em Michigan, enquanto na Pensilvânia um oficial que integra a administração do governador local Tom Wolf afirmou que o território ainda está em jogo, apesar da liderança parcial de Trump. O advogado-geral da localidade pediu paciência para a contagem de votos.
De acordo com a CNN, pouco depois das 11h (horário de Brasília), Joe Biden tomou a liderança em Michigan, sendo que o quadro era totalmente o oposto ainda na madrugada dessa quarta-feira. Além disso, o representante democrata também vai bem em Wisconsin, o que renovou as esperanças do partida em uma vitória na eleição norte-americana. Conforme a rede de notícias norte-americana, a reação se deu a partir da contagem das cédulas enviadas pelos correios.
A surpresa foi até compartilhada por Trump, que comentou que sua liderança foi se esvaindo em estados cruciais na corrida eleitoral nos Estados Unidos. A publicação do atual presidente dos Estados Unidos foi sinalizada pelo Twitter por conter informações falsas ou imprecisas sobre o pleito.
Last night I was leading, often solidly, in many key States, in almost all instances Democrat run & controlled. Then, one by one, they started to magically disappear as surprise ballot dumps were counted. VERY STRANGE, and the “pollsters” got it completely & historically wrong!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) November 4, 2020
Consultado pela CNN, o advogado-geral da Pensilvânia, Josh Shapiro, pediu para que os eleitores norte-americanos tenham paciência enquanto os votos são contabilizados. Ele garantiu ainda que cada cédula será computada até o final. Conforme Shapiro, a situação da corrida eleitoral no estado ficará mais clara no final desta quarta-feira, mas o prazo para o resultado final foi estendido para o fim desta semana.
“A realidade é esta: vai levar o tempo que for necessário para termos uma contagem precisa”, resumiu Shapiro. “É o que a lei exige e vamos receber mais informações ainda hoje. Eu espero que saibamos o resultado no final da semana”, acrescentou o advogado.
Na Georgia, outro estado considerado fundamental para o andamento das companhas, o condado de Fulton começou a contagem de cédulas pela manhã depois de fazer uma pausa no final da noite dessa terça. Na localidade, considerada a mais populosa do estado, 48 mil cédulas ainda não foram contabilizadas. Em outro condado, DeKalb, outras 79 mil cédulas precisam ser contadas, sendo que o processo sequer começou.