Servidor da prefeitura de Gravataí é preso em operação policial

Arquiteto contava com auxílio de outros agentes públicos para praticar a fraude

Foto: Polícia Civil / Divulgação

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quarta-feira, um servidor da prefeitura de Gravataí durante a operação “Chavirer” que investiga condutas de crimes contra a administração pública. A investigação apurou que um arquiteto da prefeitura prestava serviços particulares, inclusive em horários de seu expediente no órgão público.

O servidor investigado contava com o auxílio de outros agentes públicos, promovendo indeferimentos de projetos urbanísticos protocolados na prefeitura para, posteriormente e através de contato direto com as vítimas, apresentar melhorias nos projetos com a elaboração do chamado “Estudo de Impacto de Vizinhança” (E.I.V) que seria feito pelo próprio investigado. O trabalho era realizado em nome de terceiros, utilizando-se de suas respectivas notas fiscais.

A operação policial cumpriu 22 ordens judiciais, dentre as quais, prisão provisória, suspensão do exercício das funções públicas de quatro servidores públicos, além de buscas e apreensões nas prefeituras de Gravataí e de Glorinha. A intenção dos policiais é apreender outras provas que possa corroborar com as ações investigadas.