Fernando Derivi Vieira, mais conhecido como Fernando Vieira, morreu, nesta quarta-feira, aos 72 anos, após um infarto fulminante sofrido no Complexo Administrativo de Bento Gonçalves. O jornalista, radialista e apresentador de televisão fazia, na Serra, preparativos para a próxima edição da Festa Nacional da Música. O evento, criado por ele em 2005, surgiu em continuidade à Festa Nacional do Disco, que Vieira já havia idealizado em 1981.
Responsável pela concepção e direção geral da Festa Nacional da Música, Fernando dedicou mais de 40 anos à música e à TV no Rio Grande. Começou a carreira em 1971, na TV Difusora (atual TV Bandeirantes), e ao longo de 17 anos trabalhou na TV Guaíba, sendo contratado em 1982. No canal 2, produziu e apresentou programas como “Guaíba ao Vivo”.
Em 2005, o jornalista migrou para a TV Pampa, onde produziu e apresentou o programa Zoom. Neste mesmo ano, retomou a Festa Nacional da Música, que teve edições em Canela, Porto Alegre e mais recentemente em Bento Gonçalves.
Em julho de 2016, o apresentador ganhou, da Câmara Municipal de Porto Alegre, o título de Cidadão Emérito. Criou o projeto Multifeiras, realizado no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, que trazia novidades em utensílios domésticos e durou 15 edições.
Em entrevista ao Coletiva.net em 2011, Fernando destacou o gosto pela música: “Não importa se a música é de alguém que esteja começando ou já encerrou a carreira. Admiro grandes intérpretes como Emílio Santiago, Cauby Peixoto e Nelson Gonçalves”, disse Fernando. Ele deixa a esposa Antonela e dois filhos, Manoela e Fernando.
O velório ocorre nesta quinta-feira, das 14h às 18h, no Angelus Memorial Crematório (av. Porto Alegre, 320), no bairro Medianeira.